sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Mas veja cada um como edifica sobre ele

Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, a obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo” (1 Coríntios 3:11-14).

Notem que a pessoa não vai ser queimada. Suas obras é que o serão. Notem que o fogo vai provar a obra de cada um, conforme a qualidade, pois o Senhor, no julgamento, estará interessado na qualidade e não no autor da obra.

- OURO - Na Bíblia o ouro significa Divindade. É o metal mais precioso, tanto que as ruas da Nova Jerusalém são todas de ouro puro. Sempre que você adorar e louvar o Senhor Jesus Cristo como grande Deus e Salvador, no momento em que estiver atravessando uma fase de dor e sofrimento em sua vida, você estará fazendo um “sacrifício de louvor” (Hebreus 13.15), “adorando-o em espírito e em verdade” (João 4.24). Sacrifício não significa dar muito dinheiro à sua igreja, subir a um monte para orar, achando que está mais perto de Deus, jejuar, esperando receber bênçãos especiais, entregar dízimos e ofertas (achando que Deus vai retribuir-lhe).

Quando você estiver na igreja declarando que Jesus Cristo é a sua única esperança, enquanto tem o coração destroçado por uma perda irreparável... Quando você estiver numa cama de hospital, aceitando a vontade do Pai celestial por amor a Cristo (em vez de ficar declarando uma cura que Deus não deseja lhe dar)... Quando você sofrer uma injustiça e continuar orando pela pessoa que o injuriou, isso vai ter o valor do ouro diante do Tribunal de Cristo. E quando você pregar a Cristo unicamente por amor à obra que Ele realizou no Calvário, desejando de todo o coração ganhar uma alma para Ele, isso vai ter o valor do ouro. Quando você deixar de ver um filme qualquer para ler e pesquisar a Palavra de Deus, com o intuito de crescer no amor pelo Senhor, isso valerá ouro, no Tribunal de Cristo.

Edificar com OURO é adorar a Deus em espírito e verdade, de todo o coração.

- PRATA - Na Bíblia a prata significa o preço que o pagaram pelo Senhor. Ele foi vendido por 30 moedas de prata. Quando você expõe o verdadeiro plano de salvação a um incrédulo, ou membro de igreja herética, isso vale prata diante do Tribunal de Cristo. Em Mateus 6:20-21, lemos: “Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração”. Por causa da preguiça e do respeito humano, muitos crentes vão comparecer diante do Tribunal de Cristo completamente falidos, alguns até vestidos com um tambor de madeira, com uma roupa de palha (como os índios da Amazônia), ou coisa parecida. (Valha-me 1 João 1:9!).

Edificar com PRATA é evangelizar, falar do amor de Deus.

- PEDRAS PRECIOSAS - A Bíblia vive citando estas. Em Malaquias 3:17-18, (falando de Israel) lemos: “E eles serão meus, diz o SENHOR dos Exércitos; naquele dia serão para mim jóias; poupá-los-ei, como um homem poupa a seu filho, que o serve. Então voltareis e vereis a diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus, e o que não o serve”. Na 1 Pedro 2:5 (falando da Igreja), lemos: “Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo”. Os salvos são como pedras preciosas para o Senhor. Em Mateus 7:6 lemos: “Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem”. Essas pedras preciosas podem ser os seus filhos na fé. Jamais cometa a loucura de atirar seus filhos na fé aos porcos, isto é, às igrejas que pregam teologias espúrias, como as da fé/prosperidade, lideradas por obreiros fraudulentos e falsos apóstolos (Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado; Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama. 2 Pedro 2.21,22)

Edificar com PEDRAS PRECIOSAS é:

- Pregar a sã doutrina,

- Amar a vinda do Senhor para obter a Coroa da Justiça,

- Ser fiel até a morte e receber a Coroa da Vida,

- Obedecer às regras da vida cristã. Um crente que pratica imoralidade, fuma, bebe, come demais e faz outras coisas que prejudicam o corpo, está entristecendo o Espírito Santo e incorrendo na desqualificação para realizar um ministério aceitável a Deus, desse jeito não alcançará a Coroa Incorruptível (1 Coríntios 9:24-27).

- Ganhar almas e discipulá-las, cuidá-las, alimentá-las com extremo cuidado (Salmos 23.2), para ganhar a Coroa da Glória. 2 Pedro 5.1-4.

- MADEIRA, FENO E PALHA - Finalizando Paulo fala sobre madeira, feno e palha, esses elementos são perecíveis, de pouca durabilidade.

A madeira fala da natureza humana, algumas espécies até podem durar muito tempo, mas o próprio tempo se encarregará de estabelecer o seu limite, todo o trabalho feito visando à exaltação da natureza humana não permanecerá por muito tempo, porque como homens podemos até ser reconhecidos, mas glorificados não, porque o único digno de glória é o Senhor. Feno significa capim seco, palha, cana de vários materiais, todos da mesma forma se referem à maneira escancarada como as coisas são feitas literalmente visando algo pessoal e muito longe de ser para o Senhor.

“Então foram abertos os olhos de ambos, e conheceram que estavam nus; e coseram folhas de figueira, e fizeram para si aventais.” Gn 3.7. Folhas de figueira, material perecível. Fala de soluções humanas, jeitinhos.

E disse-lhes: Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações, porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação. Lucas 16.15. Não devemos procurar nossa própria honra. Devemos trabalhar em prol da Obra de Deus e não do nosso “pé-de-meia”.

Se “trabalharmos” como Davi, sem “mostrar serviço” a ninguém, vamos alcançar o que ele alcançou: 1 S 16.13 foi ungido no meio dos seus irmãos. Porque nunca faltará um par de olhos que nos veja fazendo a Obra do Senhor e que sabem quem somos nós, assim como relatado em 1 S 16.18, “eis que tenho visto um filho de Jessé... valente, ... homem de guerra,... o Senhor é com ele”; Sempre devemos reconhecer que quando fazemos a Obra do Senhor, Ele está conosco ajudando-nos, 1 S 17.37.

Então precisamos trabalhar com pessoas realmente transformadas por Jesus. É interessante que madeira, palha, feno e brilhante são da mesma substância: carbono. A diferença é que o brilhante passou por uma série de tribulações que a madeira, feno e palha não passaram.

O ministério de qualidade é o que é eternamente bom. Esse é como o brilhante, passa pela pressão, pelo fogo e fica ainda mais genuíno.

Cristo Jesus vos abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário